Nesta sexta e sábado, das 16h às 2h, serão comemorados os 50 anos de fundação do grupo e da festa brasiliense do Boi de Seu Teodoro, no Centro de Tradições Populares de Sobradinho, com entrada franca.
A festa contará com atrações especiais que incluem artistas como ELLEN OLÉRIA, os repentistas Chico de Assis e João Santana, a dupla caipira Zé Caboclo e Tio Wilson, o grupo Pé de Cerrado, o grupo Luz do Samba, a duplea sertaneja Márcio e Marcelo, Alex Júnior, a Bateria da Escola de Samba Bola Preta (de Sobradinho), o grupo Família samba 10, Luciano Ibiapina e Banda, Asas do Forró, a dupla Jhony e Rahony e o grupo Coisa Nossa que encerrará a festa. Os aniversariantes e prata da casa Boi de Seu Teodoro e Tambor-de-Crioula também farão parte desta festança. Além desse seleto grupo de artistas de Brasília, a festa contará também com o artista maranhense Papete.
A Festa do Boi de Seu Teodoro é realizada tradicionalmente desde 1963 na sede do grupo (Centro de Tradições Populares, em Sobradinho). Este ano realiza o seu cinquentenário de forma especial, afinal chegaram a meio século de existência, de luta e de paixão pela cultura maranhense. O grupo folclórico Bumba Meu Boi e Tambor-de-crioula foi idealizado pelo saudoso mestre maranhense Teodoro Freire, juntamente com alguns amigos que também já partiram para o plano superior. Em 1963, uniram as paixões e saudades da cidade natal, impulsionando o sonho de Seu Teodoro de ter um “Boi” no Planalto Central. Seu Teodoro é o grande responsável pela presença do Bumba-Meu-Boi em Brasília, manifestação cultural trazida do Maranhão que encanta a todos, embalada com os seus mais diversos ritmos e sotaques. Hoje, sob o comando perseverante de Guarapiranga Freire, filho caçula do saudoso Mestre Teodoro, não mede esforços para realização desta justa homenagem ao grupo Bumba meu boi e Tambor-de-crioula de Seu Teodoro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário